Obrigações do Detran Rio Grande do Sul RS

O Detran RS (departamento de transito do Rio Grande do Sul) é o órgão que regulamenta os veículos terrestres em todo território nacional, sendo responsável também pela formação de novos condutores.

Em cada estado temos legislações e trabalhos diferentes. Hoje iremos tirar todas as suas dúvidas em relação ao Detran Rio Grande do Sul. Dentre as obrigatoriedades do Detran, está administrar os impostos a serem pagos, como o Seguro Obrigatório DPVAT e outros impostos que serão explicados abaixo.

Licenciamento

O licenciamento é, basicamente, uma renovação do documento do veículo. Para que consiga essa renovação é necessária a inspeção do veículo, que será feita por responsáveis deste órgão. Para realizar a renovação é preciso fazer agendamento pelo site do Detran RS, ou pelos telefones disponíveis.

Detran RS

Tudo sobre o Detran do Rio Grande do Sul

O pagamento deste documento poderá ser realizado de três maneiras:

  • Através de bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa.
  • Boleto;
  • Ou à vista, na sede Detran.

RENAVAM

RENAVAM, ou registro nacional de veículos automotores, é o código aonde fica todo o histórico e informações necessárias do seu veículo. Com esse código você consegue acessar todas as características, emplacamento, multas, mudanças de proprietário do veículo, que ficam à disposição no site do Detran (neste caso, o Detran do Rio Grande do Sul).

O RENAVAM fica localizado no topo da CRLV Certificado de registro e licenciamento do veículo. Não é necessário o documento em mão para que possa certificar-se todas essas informações, sendo necessário apenas o número do RENAVAM e a placa, que lhe darão o conhecimento do seu novo veículo.

Entenda também sobre o DPVAT 2019 RS e quais as funções desse imposto.

Telefone

O Detran busca sempre a comodidade de seus usuários, sendo assim disponibilizou uma rede de telefonia, disponível 24 horas por dia, para que possa atender as necessidades e as dúvidas de seus usuários. Os números podem ser encontrados, com toda facilidade, no site do Detran RS.

IPVA

IPVA ou Impostos sobre a propriedade de veículos automotores, é um imposto obrigatório do Detran Rio Grande do Sul e cobrado anualmente a todas as pessoas que são proprietárias de veículos.

O valor do IPVA será diferente para cada veículo, já que este depende do valor do veículo para que seja determinado o valor de seu documento. Para que o veículo possa trafegar o documento tem que estar em dia, os documentos que não estiverem caberá punições, sendo elas:

  • Aplicação de multas
  • Impedir o veículo de trafegar.
  • Perdas de pontos na carteira
  • E a apreensão do veículo.

Os períodos de pagamento de cada veículo, também poderá variar, de acordo com o número final de suas respectivas placas.

Simulado

O simulado do Detran RS é um meio totalmente gratuito e online, para ajudar as pessoas que estão no processo de obter a 1ª habilitação. O simulado traz questões sobre as legislações, transito, primeiros socorros que possa ajudar essas pessoas na hora do verdadeiro teste teórico. O simulado poderá ser feito diversas vezes, não há uma limitação quanto a esse acessório de ajuda.

Multas

Um dos serviços postos à disposição dos condutores é a consulta das infrações pendentes que estão no nome dos condutores, esse é mais um serviço gratuito e disponível 24 horas por dia pelo Detran.

O acesso será possível através do número do RENAVAM do seu veículo, onde você encontrará todas as informações do dia, local onde foi cometida a infração, e também, como poderá pagar a multa e seu valor.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proudly powered by WordPress